Pular para o conteúdo principal

Eleição ou FARSA no Sinproesemma?

CARTA ABERTA da CHAPA 2 AOS EDUCADORES DA BASE DO SINPROESEMMA

Companheiros,
na conjuntura atual estamos assistindo ataques aos direitos da classe trabalhadora, frutos de lutas históricas, como as reformas da previdência e trabalhista, bem como a aprovação da famigerada PEC 55 que agravará o quadro minguado de investimentos destinados aos serviços públicos. Isso vai piorar ainda mais a vida da classe trabalhadora no Brasil. O quadro da educação pública será mais difícil ainda com a intensificação do seu sucateamento, congelamento do piso salarial dos professores, precarização dos serviços docentes, técnico educacionais, administrativos e auxiliares, uma vez que não se prevê mais realização de concursos e talvez nem seletivos, mas a substituição destes instrumentos por cooperativas, fundações, etc.
Nesse contexto, a organização dos trabalhadores e suas entidades representativas passam a ocupar um papel estratégico no processo de luta em defesa da garantia desses direitos. Para tanto é fundamental que tenhamos entidades de classe com autonomia e independência política, que tenham suas ações pautadas nos interesses majoritários de sua categoria, desvinculando-se das práticas de cooptação partidária que tendem a transformar as entidades em correias de transmissão dos partidos políticos, fazendo com que seus diretores abram mão da luta em defesa dos direitos da categoria para defender seus interesses políticos-eleitorais.
    E é justamente neste modelo nefasto de sindicalismo que, nos últimos anos, tem se pautado a direção do SINPROESEMMA. O que temos observado é que as ações da direção do sindicato têm como referência maior, não os interesses dos trabalhadores da educação no Maranhão, e sim, os interesses do PCdoB, partido ao qual pertence boa parte dos seus diretores. Hoje, dos 73 membros da diretoria e conselho fiscal do SINPROESEMMA, 47 são filiados ao PC do B, sendo que 8 deles integram a executiva estadual do partido. 
    Atualmente a situação tem se agravado, visto que o governador eleito em 2014, Flávio Dino, pertence ao mesmo partido político da maioria dos diretores do SINPROESEMMA (PCdoB) e o que temos presenciado desde então é que os dirigentes sindicais se transformaram em verdadeiros agentes oficiais de defesa dos interesses governamentais. O maior exemplo disto aconteceu neste ano de 2016, quando o governador Flávio Dino, rasgou a Lei do Piso e do Estatuto do Magistério, não concedendo o reajuste de 11,36%, que legalmente temos direito, isso levou os diretores do SINDICATO a ocuparem os meios de comunicação utilizando o seguinte argumento: “que o governo não iria conceder o reajuste por que os professores do Maranhão recebiam o segundo maior salário do Brasil”. Situação que forçou centenas de trabalhadores em educação de várias cidades do Estado a protestar, mesmo sem o apoio da direção do sindicato, através de passeatas, faixas, operação tartaruga etc. E mais uma vez a direção do SINPROESSEMA partiu em defesa do governo, dessa vez de mãos dadas com a Procuradoria Geral do Estado - PGE entrou com uma ação na justiça criminalizando o movimento legal e legítimo dos educadores do Maranhão.
Resultado de imagem para estamos de olho imagens
    E é contra todo este estado de coisas praticado por esse grupo político que se encontra há quase duas décadas na direção do SINPROESSEMA e vem utilizando a estrutura do Sindicado para viabilizar projetos pessoais e do partido, centenas de professores (as), de várias cidades do Maranhão, passaram a travar um amplo debate sobre a realidade sindical e educacional do Estado, culminando com a conjunção de uma grande frente de oposição às práticas aparelhistas-eleitoreiras praticadas por esse grupo e que teve como consequência a formação de uma CHAPA para disputar a eleição do SINPROESEMMA.
        No entanto, na tentativa de impedir a participação da CHAPA DA BASE da categoria e, principalmente, evitar o confronto de ideias, é que a direção do SINPROESEMMA tem realizado uma série de manobras com o claro objetivo de FRAUDAR o processo eleitoral para continuar a frente do sindicato, garantir interesses particulares dos seus membros e blindar o governo de Flávio Dino.
Inicialmente a direção do SINPROESEMMA reuniu 206 delegados no 2º dia do CONTEMA (18/09) e alterou o estatuto do sindicato, mudando assim as regras da eleição, com o nítido propósito de inviabilizar a inscrição da CHAPA DA OPOSIÇÃO. Em seguida, tentaram intimidar o professor Antonísio Furtado com uma ação na justiça impetrada pela PGE, que estabeleceu uma multa de 500 mil reais por dia caso o professor continuasse com sua militância na luta em defesa dos direitos dos educadores. Como tal medida não teve efeito desejado na organização política dos professores, esse grupo do PCdoB quer a todo custo se manter a frente do sindicato.
Publicaram no Jornal Pequeno do dia 16/11 o edital de convocação da eleição e estabeleceram que a inscrição das chapas ocorresse num prazo de 10 dias. Ressaltamos ainda que as informações eleitorais não são amplamente divulgados pelos instrumentos de comunicação do sindicato, ficando restritas ao mural do sindicato. No dia 18/11, a chapa 1 apresentou seu pedido de inscrição e a chapa 2 só o fez no dia 25/11.
Diante desses dois pedidos de inscrição das chapas, finalizado o prazo de inscrição, a comissão eleitoral reuniu dia 26/11 (sábado) e decidiu:

1.       Homologar o pedido de inscrição no pleito da CHAPA 1, apesar de constatar que vários membros da chapa apresentaram documentação incompleta e alguns, sequer comprovaram ser sindicalizados; ( Obs: A chapa 1 tem em sua composição 66% da atual diretoria do sindicato)
2.       Indeferir o pedido de inscrição da CHAPA 2.

Isto evidencia o nível de comprometimento da comissão eleitoral com a atual diretoria, pois seus integrantes aplicaram as regras do regimento eleitoral viciado para a CHAPA 2 e, no entanto, desconsideraram as graves pendências da chapa 1 e a habilitaram no processo. Isso nos fez recorrer à justiça para garantir nossa participação, mediante alterações nas regras desse processo eleitoral.
Diante do exposto, conclamamos todos os educadores da base do sindicato a lutar juntamente conosco para não permitir que a eleição aconteça na base da FRAUDE e nos moldes antidemocráticos definidos pelo grupo do PCdoB que deseja se perpetuar a frente do SINPROESEMMA, para usá-lo contra a nossa categoria.

“Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”
(Martin Luther King Jr.)
                                                                                                                                               
                                                                                     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as