Pular para o conteúdo principal

A incompetência de Edivaldo agrava os problemas educacionais de São Luis

      Edivaldo Holanda Jr, mais uma vez, demonstra não ter condições de ser o prefeito de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, pois ele sequer tem coragem de encarar de frente  os problemas do principal município maranhense.
      A recente greve de 37 dias dos professores municipais evidencia isso de forma muito clara. Os educadores foram obrigados a paralisar suas atividades por conta do estado de abandono em que se encontram a maioria das escolas municipais e também para reivindicar direitos estatutários, dentre eles, destaca-se o reajuste anual garantido pela Lei Federal nº 11.738/08. Pela lei do PISO, os educadores têm direito a um reajuste de 11,36% em 2016. O prefeito, pelo quarto ano seguido, ignorou a Legislação Federal e determinou que fosse feita uma proposta de reajuste PARCELADO, de 10,67%.
               A princípio, a proposta foi feita em 3 parcelas ( 5% em MAIO + 4% em SET + 1,35% em DEZ). Os educadores de pronto, reunidos em assembleia no dia 12/05, rechaçaram essa proposta. No dia 18/05, a proposta de reajuste parcelado foi reformulada e ficou assim: 5% em JUNHO, retroativo à janeiro + 5,4% em NOVEMBRO, sem retroativo. Mais uma vez, os educadores reunidos em assembleia no dia 19/05, decidiram recusar essa proposta de reajuste e iniciar a greve geral a partir do dia 25 de maio. Diante da decisão dos educadores, o prefeito deu uma de menino mimado e não teve humildade suficiente para reconhecer o erro de sua gestão, no que diz respeito ao tratamento dispensado aos educadores e, pela segunda vez, deixou que as crianças e adolescentes que estão matriculados na Rede Municipal de Ensino ficassem sem aulas por mais de um mês.

           O mês de junho chegou e durante toda a primeira quinzena desse mês, o prefeito optou por ignorar a luta dos educadores, suas reivindicações e principalmente a situação do alunado que estava fora do espaço escolar. Somente nas ultimas semanas de junho, o prefeito resolveu usar sua Tropa de Choque na Câmara de Vereadores para aprovar a mensagem com a proposta de reajuste. Sua base aliada, agindo de forma desrespeitosa e autoritária, rasgou o regimento da casa e votou a matéria sem sequer garantir aos educadores um debate real sobre essa proposta de reajuste.  Desta forma, o prefeito Edivaldo IMPÔS aos educadores um reajuste salarial PARCELADO, estruturado da seguinte forma: 5,5% em JUNHO, retroativo à janeiro + 4,9% em NOVEMBRO, sem retroativo. Aqui precisamos evidenciar que, de Janeiro a Outubro de 2016, os educadores terão seus salários reajustados em apenas 5,5% e não em 10,67% como divulga a mídia do prefeito. Isso evidencia a escolha de Edivaldo pela desvalorização dos educadores, ao impor a eles sua política de arrocho salarial e um reajuste humilhante. No caso da maioria dos demais servidores municipais, o abuso foi pior, pois a eles foi imposto o mísero reajuste de 2%.
              Vale ressaltar que:
1.       O prefeito Edivaldo Holanda, mais uma vez, opta por trilhar o caminho do autoritarismo, usou de sua força contra os educadores ao invés de dialogar com eles e tentar, dessa forma buscar um entendimento com os servidores;
2.       A de greve de 2014 paralisou as atividades da rede municipal de ensino por 105 dias. Somando-se os dias dessas paralisações, chegamos ao expressivo número de 142 dias. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que um ano letivo deve ter 200 dias, no mínimo. Aqui podemos mensurar o tamanho do estrago na vida escolar dos alunos da Rede Municipal, ao longo da gestão de Edivaldo. Em 3 anos e meio desse governo o alunado perdeu mais da metade de um ano letivo. Tudo isso ocorre porque o prefeito sempre coloca em primeiro plano seu projeto de Poder, em detrimento, principalmente, das políticas públicas de Educação e Saúde. O estrago só não é maior por conta da ação abnegada dos educadores municipais, pois nos períodos pós greve eles usam várias estratégias para repor os conteúdos não ministrados, abrindo mão, inclusive, do seu descanso no sábado.

3.       Após a imposição do reajuste salarial na Câmara, o governo contou com a ajuda da diretoria do SINDEDUCAÇÃO para por fim à greve dos educadores, mesmo não tendo proposto um acordo formal aos dirigentes do sindicato;
4.       A greve acabou. Entretanto, precisamos considerar o seguinte: O prefeito violou direitos dos professores e tudo indica que continuará violando os direitos do alunado da Rede Municipal de Ensino pois, a maioria das escolas municipais, apresenta graves problemas e estes persistem em sua gestão.

Lamentavelmente, diante de tudo isso a Promotoria da Educação não age no sentido de responsabilizar e punir o Prefeito Edivaldo Holanda Jr, por todo esse descaso com a educação das crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas municipais de São Luís. 
Enquanto o MP não age, o prefeito segue, alegremente, fazendo sua campanha pró-reeleição, como se ele não tivesse nenhuma responsabilidade pelo caos educacional por qual passa a educação da capital maranhense.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as